Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 21 de julho de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1962
Lev Davidovich Landau, pelos estudos sobre matéria condensada e em especial sobre o hélio líquido.

Lev Davidovich Landau (1908-1968), físico e matemático soviético

Lev Davidovich Landau estudou fisica, matemática e química da Universidade de Baku. Transferiu-se posteriomente para a Universidade de Lenigrado onde graduou-se. Foi professor na Universidade de Kharkov e estudou com Bohr em Copenhague e com Rutherford em Cambridge. Foi um dos maiores físicos teóricos do século XX. Seu campo de estudo, muito amplo, incluiu supercondutividade, Física nuclear e Física das partículas.

Tendo como coautor Evgeny Lifchitz, Landau escreveu uma importante obra de Física em 10 volumes denominada "Curso de Física Teórica".

Lev Landau foi distinguido, em 1962, com o premio Nobel de Física por seus estudos no campo das baixas temperaturas, descobrindo um comportamento peculiar do hélio líquido, sua superfluidez.


 Curso de Física Teórica - Volume II 

Saiba mais. Clique aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1963:
Eugene Paul Wigner por aplicar princípios de simetria na teoria das partículas elementares, Maria Geoppert Mayer e J. Hans D. Jensen pelo estudo do modelo de camadas dos núcleos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário