Ganhadores do Premio Nobel de Física
Borges e Nicolau
x
1932
Werner Heisenberg, pelo desenvolvimento da Mecânica Quântica e pela formulação do Princípio da Incerteza.x
Werner Karl Heisenberg foi um dos principais elaboradores da Teoria Quântica da Matéria, a teoria física dos fenômenos microscópicos. Nesta teoria ganha importância o conceito de probabilidade o que permitiu a Heisenberg introduzir o princípio da incerteza, propondo a indeterminação associada à posição e à velocidade de uma partícula, como por exemplo de um elétron no interior do átomo: Quanto maior a precisão na determinação da posição de uma partícula , menor a precisão na determinação de sua velocidade ou de sua quantidade de movimento e vice-versa.
Heisenberg relacionou a incerteza Δx, na medida da posição x de uma partícula, com a incerteza ΔQ da quantidade de movimento Q, obtendo:
x
Heisenberg relacionou a incerteza Δx, na medida da posição x de uma partícula, com a incerteza ΔQ da quantidade de movimento Q, obtendo:
x
Werner Karl Heisenberg foi distinguido, em 1932, com o premio Nobel de Física.
Saiba mais. Clique aqui.
Em pé: A. Piccard, E. Henriot, P. Ehrenfest, Ed. Herzen, Th. De Donder, E. Schrödinger, J.E. Verschaffelt, W. Pauli, W. Heisenberg, R.H. Fowler, L. Brillouin;
Sentados (atrás): P. Debye, M. Knudsen, W.L. Bragg, H.A. Kramers, P.A.M. Dirac, A.H. Compton, L. de Broglie, M. Born, N. Bohr;
Sentados (frente): I. Langmuir, M. Planck, M. Curie, H.A. Lorentz, A. Einstein, P. Langevin, Ch. E. Guye, C.T.R. Wilson, O.W. Richardson.
Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1933:
Erwin Schrödinger e Paul Adrien Maurice Dirac, pelo desenvolvimento da mecânica ondulatória e da mecânica quântica relativística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário