Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 23 de outubro de 2011

Arte do Blog

As costureiras
x
Fernando Botero

Fernando Botero é um pintor e escultor colombiano nascido em Medellín, em 19 de abril de 1932. Sua obra retrata políticos, militares, religiosos, músicos e nobres como figuras rotundas, sem movimento. Vida humana estática. À primeira vista as pinturas e esculturas de Botero produzem sorrisos, lembram obras humorísticas. Uma observação mais detalhada revela sutilezas de comentários sociais com toques políticos.

Botero mudou-se para Bogotá em 1951 e realizou sua primeira mostra internacional no Leo Matiz Gal. Partindo para Madrid em 1952, estudou na Academia de San Fernando. De 1953 a 1955, aprendeu a técnica de afrescos e história da arte em Florença, o que influenciou suas pinturas, como também é notória a influência dos mexicanos Rivera e Orozco com seus murais políticos.  

Baile na Colômbia
x
A visita de Botero aos Estados Unidos em fins da década de 1950 motivaria, dez anos mais tarde, sua volta à Nova Iorque e o trabalho nesta cidade. Embora o expressionismo abstrato lhe interessasse, buscou inspiração no renascentismo Italiano. Durante este período, começou a experimentar a criação do volume em suas pinturas, expandindo as figuras e comprimindo o espaço em torno delas, uma qualidade que continua explorando ao pintar retratos de grupos imaginários ou paródias sobre o trabalho de mestres famosos.

Com um grande número de exposições na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, Botero recebeu inúmeros prêmios, inclusive o Primeiro Intercol, no Museu de Arte Moderna de Bogotá, e figura no acervo dos principais museus em todo o mundo. Desde o início da década de 1970, Botero divide seu tempo entre Paris, Madrid e Medellin.


Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário