Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 30 de julho de 2011

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau

1906
Joseph John Thomson –
"
pelas pesquisas sobre condução elétrica dos gases".
x
J. J. Thomson (1856–1940), físico inglês

À época de Isaac Newton, o átomo era considerado uma pequena esfera, indestrutível. Experimentos sobre a descarga elétrica nos gases, realizada no interior de tubos de vidro, revelavam o aparecimento de uma luz cuja cor dependia do gás e da tensão aplicada. É o que acontece numa lâmpada fluorescente. Para baixíssimas pressões e tensões muito elevadas a luminosidade ao longo do tubo desaparecia e aparecia uma mancha luminosa na frente do cátodo. Este fato sugeriu que do cátodo estavam sendo emitidos “raios catódicos”. Posteriormente verificou-se que os raios catódicos eram constituídos de partículas carregadas negativamente, os elétrons. Joseph John Thomson demonstrou, em 1897, a existência dos elétrons e mediu a relação entre sua carga e sua massa. Visando explicar estes fenômenos, J. J. Thomson sugeriu um modelo atômico que descrevesse a estrutura interna do átomo. Seu modelo considerava o átomo como uma pequena gota esférica de carga positiva e as cargas negativas (elétrons) estavam distribuídas pela gota, como as ameixas de um pudim, garantindo a neutralidade do átomo. Este modelo atômico ficou conhecido como “pudim de ameixas”. Assim, começava-se a admitir a “divisibilidade do átomo” e a “natureza elétrica da matéria.
 

Joseph John Thomson foi distinguido, em 1906, com o premio Nobel de Física.
(Fonte: Química Geral, Volume 1, Ricardo Feltre, Editora Moderna)
 

Saiba mais. Clique aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1907: Albert Abraham Michelson – pela invenção do interferômetro e pelas pesquisas nos campos da espectroscopia e metrologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário