Jackson Pollock
Borges e Nicolau
Na "Arte do Blog" da semana passada citamos o artista norte-americano Jackson Pollock, por ter influenciado, com sua técnica, o casal de artistas Marc e Gillie Schattner, cuja obra foi por nós apresentada.
Pollock (1912-1956) começou a carreira como pintor realista, mas, fortemente influenciado pelo abstracionismo de vanguarda europeu mudou o enfoque de sua arte e saiu em busca de seus próprios meios de expressão.
Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1946, Pollock renunciou aos elementos figurativos em seus quadros. A nova temática por ele escolhida e a pintura feita com a técnica do gotejamento deu à sua obra grande aceitação, Jackson Pollock tornou-se um dos representantes máximos do expressionismo abstrato.
Max Ernst, criou o 'dripping' (gotejamento), na qual a tinta contida em receptáculos perfurados pingava sobre telas imensas que ficavam estendidas no chão. Nada de cavalete, nada de pincéis.
Com Pollock a pintura de ação (action painting), tão a gosto dos diretores de cinema quando querem mostrar artistas contemporâneos em ação, atinge o seu auge. Apesar de ter seu trabalho reconhecido e com exposições por vários países do mundo, Pollock morreu jovem, aos 44 anos, em um acidente de carro no dia 11 de agosto de 1956.
Nenhum comentário:
Postar um comentário