A Liberdade Guiando o Povo (1830) - Museu do Louvre - Paris
Tempestade no Mar de Galileu - 1854
Eugène Delacroix
Borges e Nicolau
Ferdinand Victor Eugène Delacroix (1798 - 1863) nasceu numa família de grande prestigio social. Seu pai foi ministro da república. Recebeu uma educação esmerada, frequentou os melhores colégios de Paris, teve aulas de música no Conservatório e de pintura na Escola de Belas-Artes. Aprendeu aquarela com o professor Soulier e trabalhou no ateliê do pintor Pierre-Narcisse Guérin. Nas visitas quase que diárias que fazia ao Louvre estudou as obras de Rafael e Rubens. Delacroix foi considerado o mais importante representante do romantismo francês.
A não participação na fervilhante política francesa fez com que ele se sentisse culpado. Com esse sentimento na alma Delacroix pintou "A Liberdade Guiando o Povo" (1830), uma forma de compensar a omissão. A compensação foi tão perfeita que o quadro acabou sendo pouco exibido por ter sido considerado, pelo estado, excessivamente panfletário.
A bandeira francesa nas mãos de uma liberdade destemida, pronta para qualquer eventualidade, calou na alma do povo, impressionando de forma indelével os espectadores.
Saiba mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário