Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Arte do Blog


Civilização Minóica

Borges e Nicolau (com dados da Wikipédia)
A civilização minóica foi uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, a maior ilha do mar Egeu, entre 2700 a.C. e 1450 a.C.. Teve como principal centro a cidade de Cnossos. O termo "minóico" deriva de Minos, título dado ao rei de Creta.

O termo “Minóico” foi criado pelo arqueólogo inglês Sir Arthur Evans do “rei” mítico Minos, associado ao labirinto, que Evans identificou como sendo o sítio de Cnossos. É possível, embora incerto, que “Minos” fosse um termo usado para identificar um governante minóico específico.

No desenho acima vemos o Palácio de Cnossos, construído em 2000 a.C. e reconstruído em 1600 a.C. A imagem é uma concepção artística de como deve ter sido o palácio há 4000 anos.

O estilo guarda semelhanças com algumas construções atuais, os tetos planos com aberturas para iluminação e ventilação são marca da arquitetura do século XX. Nota-se a também a limpeza das linhas e o padrão geométrico, com grandes planos horizontais.

Nas escavações feitas em Creta foram encontradas imagens de mulheres de todas as posições sociais em seua afazeres, o que indica a importância do papel feminino na sociedade minóica.

As imagens mostram as mulheres ostentando jóias de grande beleza e apuro técnico. A joalheria em ouro e pedras preciosas desenvolveu-se de forma notável na Ilha de Creta, sinal de tecnologia avançada na área da metalurgia, pois para chegar ao detalhamento preciso dos minúsculos engastes e volutas que as jóias exibem é necessário o uso de ferramentas de precisão. E, para fabricar tais ferramentas, é necessário que os metais sejam trabalhados com maestria. Essa tecnologia apurada foi desenvolvida há 4000 anos.

Afresco do Palácio de Cnossos

Nenhum comentário:

Postar um comentário