Clique para ampliar
Atrito estático e dinâmico
Borges e Nicolau
Três caixas de madeira, A, B e C, de massas 10 kg, 8 kg e 6 kg, respectivamente, são colocadas sobre uma tábua. Aplica-se em cada caixa uma força de intensidade F = 40 N. Os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre cada caixa e a tábua são, respectivamente, 0,5 e 0,4. Determine a intensidade da força de atrito que age em cada caixa.
Dado: g = 10 m/s2
Podemos fazer um teste para saber se a força é capaz de mover cada bloco a partir da segunda lei de Newton usando-se o atrito estático entre os blocos e a tábua :
ResponderExcluirBloco A :
F - Fat = m.a
40 - 0,5.100 = 10 .a
a = -1m/s²
porém o bloco não poderá se mover contra a força aplicada, logo, dizemos que seu atrito é estático. A força de atrito também não pode ser maior do que a força aplicada, então, seu módulo vale:
FatA = 40N
Bloco B : Fazemos o mesmo teste de forma análoga e descobrimos a partir das mesmas expressões que o atrito é estático. logo :
FatB = 40N
Bloco C : Fazendo-se o mesmo teste descobrimos que a força aplicada é maior que a força de atrito estático, logo, o atrito torna-se dinâmico e é dado pela expressão : Fat = mgUd ; em que Ud = coeficiente de atrito dinâmico
logo:
FatC=24N