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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Preparando-se para o ENEM - Edição III

QUESTÕES 1, 2 e 3 PISA
(Programa de Avaliação Internacional de Alunos

QUESTÃO 1

Um ônibus está trafegando por um trecho reto da estrada. O motorista do ônibus, chamado Raul, tem um copo de água sobre o painel:

Clique para ampliar

Subitamente, Raul tem que pisar nos freios. O que é mais provável acontecer com a água do copo?

A) A água permanecerá na horizontal.
B) A água se derramará para o lado 1.
C) A água se derramará para o lado 2.
D) A água se derramará, mas não se pode afirmar se derramará para o lado 1 ou o lado 2.

QUESTÃO 2

O motorista do ônibus, Raul, olha o ônibus que está bem atrás dele pelo espelho retrovisor. O ônibus não está parado, mas parece estar. A velocidade indicada no velocímetro de Raul é de 80 km/h. Qual é a velocidade indicada no velocímetro do ônibus que está atrás de Raul?

A) 0 km/h.
B) Entre 0 e 80 km/h.
C) 80 km/h.
D) Mais de 80 km/h.

QUESTÃO 3

O ônibus de Raul está viajando a 80 km/h. Um segundo ônibus ultrapassa-o e parece estar a cerca de 20 km/h quando o ultrapassa. Qual é a real velocidade indicada no velocímetro do ônibus quando ele ultrapassa o de Raul?

A) Cerca de 20 km/h.
B) Cerca de 60 km/h.
C) Cerca de 80 km/h.
D) Cerca de 100 km/h.


QUESTÕES 4 a 10 ENCCEJA
(Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)

QUESTÃO 4

Uma família, com o intuito de economizar energia, mudou toda a rede elétrica de sua residência para 220 V e trocou todas as lâmpadas incandescentes de 127 V por outras incandescentes de mesma potência, mas que agora funcionam em 220V.

Esse procedimento, em relação à tentativa de economizar energia elétrica, foi

A) adequado, pois a potência diminui, diminuindo o consumo.
B) inadequado, pois a potência aumenta, aumentado o consumo.
C) adequado, pois a potência aumenta, diminuindo o consumo.
D) inadequado, pois a potência permanece a mesma, sem reduzir o consumo.

QUESTÃO 5

Em manuais de instruções de aparelhos elétricos de alta potência, uma das principais recomendações é a seguinte:

Não utilize em hipótese alguma pinos ‘T’, benjamins ou similares para ligação de outros aparelhos na mesma tomada de força. Isso pode ocasionar um aquecimento prejudicial e até queima das instalações.

Esse aquecimento prejudicial na fiação da rede junto à tomada deve-se ao aumento excessivo da

A) corrente elétrica.
B) tensão elétrica.
C) resistência elétrica.
D) tensão e corrente.

QUESTÃO 6

As estações de rádio e TV transmitem suas programações por meio de ondas eletromagnéticas diferentes umas das outras para que elas possam ser distinguidas e para minimizar interferências.

Duas características das ondas que, de forma equivalente, distinguem as ondas eletromagnéticas de várias estações são

A) a velocidade e a refração.
B) a difração e a amplitude.
C) a frequência e o comprimento de onda.
D) a amplitude e o comprimento de onda.

QUESTÃO 7

Para secar um par de tênis após sua lavagem, as pessoas em geral abrem o calçado ao máximo, puxando sua lingueta para fora, e retiram suas palmilhas e cordões antes de colocá-lo para secar. Com esse procedimento, o tênis seca mais rapidamente do que se estivesse com as palmilhas, com os cordões e com a lingueta para dentro porque

A) essas partes do tênis são feitas com materiais diferentes.
B) o tênis se aquece mais quando têm suas partes separadas.
C) a permeabilidade do tênis em contato com a água diminui.
D) aumenta a superfície total do tênis em contato com o ar.

QUESTÃO 8

O manual de utilização de um refrigerador recomenda:

I) armazene os alimentos em embalagens apropriadas, tais como sacos plásticos ou recipientes com tampas;

II) não coloque alimentos quentes no refrigerador; aguarde até que estejam à temperatura ambiente;

III) evite quantidades excessivas e períodos longos de abertura das portas;

IV) mantenha seu refrigerador vazio e operando por pelo menos duas horas antes de abastecê-lo com alimentos.

Contribuem para a economia de energia elétrica as recomendações

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) III e IV.

QUESTÃO 9

João quer viajar de trem desde a estação Brás em São Paulo até a estação de Jundiaí, no mesmo estado. Ele procurou na Internet e encontrou no sítio da companhia de trem a informação que consta no quadro abaixo.

Viagem Ponto a Ponto - Sugestão de Roteiro

Estação Inicial - Brás
Estação Final - Jundiaí
Tempo estimado de viagem: 1 hora e 50 min.
CPTM
Linha D
Embarque na estação Brás. Siga até a estação Luz
Na estação Luz, transfira para a Linha A - CPTM (Transferência gratuita).
Linha A
Siga até Francisco Morato
Na estação Francisco Morato, transfira para a Linha A Extensão - CPTM (Transferência gratuita).
Linha A
Extensão
Siga até Jundiaí

Nota: Este roteiro de viagem é gerado de forma automática, de acordo com as estações informadas. O tempo estimado de viagem é baseado no regime normal de operação, e não leva em conta fatos eventuais que possam gerar atrasos.

Em um período de regime normal de operação, sendo a distância entre as duas estações igual a 120 km, o valor aproximado do módulo da velocidade média desenvolvida no percurso é de

A) 75 km/h.
B) 65 km/h.
C) 55 km/h.
D) 50 km/h.

QUESTÃO 10

Colocar uma panela com água para ferver em um fogão é uma tarefa diária para quem cozinha. Entretanto, poucos se dão conta de que se pode economizar uma fração apreciável de gás, energia elétrica ou lenha - dependendo do tipo de fogão -, se a panela permanecer tampada até a fervura. Essa economia provém

A) da melhor distribuição do calor ao redor da panela.
B) da redução do movimento de convecção da água no interior da panela.
C) da energia que deixa de ser perdida para o ar com a evaporação da água.
D) do aumento da capacidade de condução do calor quando se tampa a panela.

QUESTÃO 11

FAXINA CÓSMICA

Hoje, há centenas de partículas de lixo espacial na órbita da Terra. Se ninguém se encarregar de fazer a limpeza, a corrida espacial está ameaçada. Olhando para o céu noturno, os anéis da Terra nunca foram tão bonitos. Diferentemente das faixas de poeira de Saturno, no entanto, o halo da Terra foi feito por nós mesmos. Não passa de um cordão formado por lixo espacial, destroços amassados de milhares de satélites que já serviram para monitorar o clima, transmitir programas de TV e ajudar as pessoas a se localizarem. E, se não forem varridas para longe dali, podem ser um obstáculo para a nova corrida espacial que se desenha: neste ano o governo americano anunciou o objetivo de chegar em Marte até 2030 e algumas empresas privadas já estão testando aviões para circular pela órbita terrestre..........Segundo a Rede de Vigilância Espacial dos EUA, há cerca de 12 mil objetos na órbita da Terra maiores do que uma caneca de café, sendo que cerca de três quartos deles correspondem a lixo espacial.....No espaço o impacto causado pelo movimento de uma bola do tamanho de uma ervilha equivale a um cofre de 180 kg a 96 km/h.........
(Revista Galileu, novembro de 2010, Guilherme Lepca; Stuart Clark, da New Scientist)

Considerando-se as informações do texto, conclui-se que:

A) Os anéis da Terra se formaram do mesmo modo que os anéis de Saturno.
B) O lixo espacial não constituí um obstáculo para a nova corrida espacial.
C) No espaço o impacto causado por uma pequena esfera do tamanho de uma ervilha, equivale à colisão com um corpo dotado de energia cinética aproximadamente igual a 6,4.104 J.
D) Atualmente há cerca de 12 mil objetos orbitando a Terra, constituindo o lixo espacial.

QUESTÃO 12

O NÍVEL SONORO

O nivel sonoro β, medido em decibeis (dB), é dado por


onde I é a intensidade da onda sonora e


é a mínima intensidade que uma onda sonora deve ter para ser audível (limiar de audição do ouvido humano).

A relação entre a potência Pot da fonte sonora e a intensidade I da onda sonora, num local situado a uma distância d da fonte, é dada por:


Usando amplificadores um conjunto de rock produz sons de nível sonoro de 120 dB num local a 1 m de distância. A que distância da banda de rock uma pessoa deveria ficar para que percebesse o som com nível sonoro de 60dB?

A) 2 m
B) 10 m
C) 100 m
D) 1000 m

2 comentários:

  1. As respostas foram postadas no dia 5 de novembro: sexta-feira, 5 de novembro de 2010

    Preparando-se para o Enem - Edição III

    Respostas

    Questão 01 - Resposta C/Questão 02 - Resposta C
    Questão 03 - Resposta D/Questão 04 - Resposta D
    Questão 55 - Resposta A/Questão 06 - Resposta C
    Questão 07 - Resposta D/Questão 08 - Resposta C
    Questão 99 - Resposta B/Questão 10 - Resposta C
    Questão 11 - Resposta C/Questão 12 - Resposta D

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