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sábado, 20 de novembro de 2010

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Da decolagem ao pouso

Após a corrida ao longo da pista, o piloto puxa suavemente o manche e o avião decola. O movimento inicial da aeronave ao longo da pista é um movimento acelerado: o avião sai da imobilidade e corre até atingir a velocidade necessária para a subida. Esta é constante e depende de vários fatores, podendo variar conforme o peso da aeronave e as condições atmosféricas locais.

Quando o nível de cruzeiro é atingido, o piloto nivela o aparelho e faz os ajustes necessários para a viagem. A velocidade em que a maior parte do voo se realiza é chamada de velocidade de cruzeiro e é constante. Portanto, o avião executa um movimento acelerado na pista e a seguir dois movimentos uniformes: um durante a subida e outro ao atingir o nível de voo.

Na descida ocorre o inverso, a velocidade de cruzeiro é reduzida e o avião desce com a menor velocidade possível. Ao tocar a pista o movimento passa a ser retardado até a completa imobilização do avião.

É importante salientar que as velocidades indicadas nos instrumentos do avião não correspondem à velocidade em relação ao solo. O movimento é relativo. Por exemplo, um avião que esteja voando com velocidade indicada no velocímetro do painel de 900 quilômetros por hora, poderá estar se deslocando em relação ao solo a seiscentos quilômetros por hora, desde que enfrente um vento contrário de trezentos quilômetros por hora. A recíproca é verdadeira: se a massa de ar estive a favor, a velocidade em relação ao solo aumenta. Como algumas correntes aéreas são constantes, os aviadores fazem uso delas para economizar combustível e chegar mais rápido ao seu destino.
(Fonte: Os fundamentos da Física, Volume 1)

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