Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 9 de outubro de 2010

A Física do cotidiano

Termologia
Respostas de 08/10

Borges e Nicolau

1) Por que a serragem é melhor isolante térmico do que a madeira?

Resposta:
A serragem é melhor isolante térmico do que a madeira em virtude do ar que se acumula em seus fragmentos. O ar é um isolante térmico melhor do que a madeira.

2) O pipoqueiro coloca grãos de milho de pipoca numa panela. Eles são aquecidos e estouram formando a pipoca. Você sabe explicar como isto acontece?

Resposta:
O grão de pipoca contém água no seu interior. Com o aquecimento forma-se vapor de água que se expande ocasionando a explosão.

3) Pedro retira um bloco de gelo do congelador e observa que dele parece sair “fumaça”. Como se explica tal fato?

Resposta:
O ar em volta do bloco de gelo sofre um resfriamento. Consequentemente ocorre condensação do vapor de água existente nesta porção de ar.

4) Hoje está muito frio e Júlia dirige-se para sua escola. No caminho encontra sua amiga Daniella e ao cumprimentá-la percebe que sai “fumaça” de sua boca. Como se explica este fato?

Resposta:
Júlia, ao falar, expele ar quente e úmido que se resfria em contato com o ar frio externo. Deste modo, ocorre a condensação dos vapores expelidos.

5) Numa aula sobre Mudança de Fase, o professor Adalberto propõe a seus alunos que façam em casa a seguinte experiência: retirem dois bloquinhos de gelo do congelador, coloque-os em contato e comprima um ao outro e apresentem na próxima aula o resultado do que ocorre após a descompressão. Raphael, ao estudar a matéria do dia, faz a experiência proposta e nota que um bloquinho fica grudado no outro. Vamos ajudar o Raphael a explicar este fato?

Resposta:
Com a compressão ocorre um derretimento das camadas de gelo em contato. Após a descompressão tem-se o fenômeno do regelo, isto é, o gelo que havia derretido volta a ser gelo. E assim os blocos grudam um no outro formando um único bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário