Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 31 de outubro de 2010

Arte do Blog


Golden Gate Bridge (Ponte do Portão Dourado)

Borges e Nicolau
No âmbito da engenharia civil, obra de arte é a denominação dada a pontes e viadutos de concepção estética singular e dimensões apreciáveis. Com toda razão. Se a função primordial da arte é sensibilizar, essas magníficas realizações do engenho humano conseguem o intento. Dando sequência ao raciocínio podemos afirmar que obra de arte é coisa de artista (artífice), guardando originalidade e individualidade, peça única em oposição às construções normais, casas ou edifícios, por exemplo.

A Golden Gate Bridge está localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, transpondo o estreito de Golden Gate para ligar São Francisco a Sausalito. Sempre presente no cinema é um dos ícones mais marcantes da terra de Tio Sam, sendo considerada pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno. Projetada pelo engenheiro alemão Joseph Strauss começou a ser construída em Janeiro de 1933 e foi concluída em 1937.

É uma ponte pênsil de dimensões consideráveis, com 2737 metros de comprimento, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1280 metros. Estas torres erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, ancorando os cabos que suportam o tabuleiro suspenso. É nos dois cabos principais que o peso está distribuído, sendo que cada um deles tem diâmetro de 92 centímetros e é formado por 27572 cabos menores.
 
No Brasil existe uma obra semelhante, embora de dimensões menores, a Ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Projetada em 14 de novembro de 1922 e inaugurada a 13 de maio de 1926, é anterior à Golden Gate e motivo de orgulho da engenharia nacional.

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário