Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Eletrodinâmica

Borges e Nicolau

1) Raphael está montando um circuito elétrico em sua residência e necessita de 5 metros de fio de cobre com a mais baixa resistência elétrica possível. O vendedor dispõe de três fios, de números 14, 12 e 10 e explica que quanto menor o número do fio maior é o diâmetro de sua seção reta. Qual dos fios Raphael escolheu?

2) Celestino compra duas lâmpadas elétricas incandescentes de mesma potência, sendo uma para 127 V e outra para 220 V. Por engano liga a lâmpada para 127 V numa tomada de 220 V e a lâmpada para 220 V numa tomada de 127 V. Na primeira situação a lâmpada queima. Pode-se afirmar que o mesmo acontece na segunda situação?

3) As lâmpadas elétricas dos cômodos de uma casa são ligadas em paralelo, de modo que quando uma queima as outras apagam. A afirmação está certa ou errada?

4) Para a iluminação de uma escada utilizam-se duas chaves do tipo “paralela”, que possuem três terminais no lugar de dois. Uma chave fica no andar de baixo e a outra no andar de cima. A chave C1 pode ocupar as posições 1 ou 2 e a chave C2 as posições 3 ou 4. Analise o circuito e explique como ele funciona.

Clique para ampliar

5) O ebulidor elétrico é um equipamento constituído essencialmente por um resistor em forma de hélice e destina-se a aquecer ou levar à fervura um determinado líquido, como por exemplo a água. Um ebulidor foi ligado sem estar imerso na água e seu resistor queimou rapidamente. Explique por que isso ocorreu.

Um comentário:

  1. 1) Quanto maior a espessura do fio, maior será a quantidade de átomos livres. Logo maior serão os choques, contribuindo para uma maior resistência elétrica. A escolha ideal seria o fio de número 14.

    2) Não, a lâmpada na segunda situação somente ficará com menor intensidade de luz, se comparada com seu funcionamento ideal.

    3) Errada. As lâmpadas são ligadas em paralelo, com isto, quando uma queima as outras continuam funcionando.

    4) Funcionará quando C1 estiver em 2 e C2 em 4. Funcionará também quando C1 estiver em 1 e C2 em 3.

    5) ?

    ResponderExcluir