Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Física do cotidiano

Eletrostática
Respostas de 16/09

Borges e Nicolau

1) Ao descer por um escorregador de plástico, os cabelos compridos de uma menina ficam arrepiados. Explique.

O escorregador e a menina se eletrizam por atrito, com cargas elétricas de sinais opostos. Assim, os fios de cabelo adquirem cargas elétricas de mesmo sinal e se repelem


2) Os veículos se eletrizam quando em movimento devido ao atrito com o ar atmosférico. É o que ocorre, por exemplo, com um avião. Os aviões possuem pequenos fios que se prolongam das asas. Para que servem?

As cargas elétricas em excesso acumulam-se nas pontas e escoam para o meio ambiente. É o fenômeno chamado o poder das pontas. A finalidade destes fios é permitir que as cargas elétricas acumuladas no avião escoem para o meio ambiente durante o voo.

3) Por que ao ser reabastecido é feita a ligação, por meio de fios metálicos, de um avião com o solo?

A ligação do avião com o solo é feita a fim de descarregar para a terra a eletricidade ainda existente. Deste modo, evita-se a produção de faíscas que podem ocasionar incêndios, inflamando os vapores dos combustíveis.

4) Em lugares de clima seco é comum um passageiro sentir um pequeno choque ao descer de um automóvel e tocar em sua parte metálica. Explique.

O veículo se eletriza por atrito com o ar atmosférico. O passageiro ao descer faz a ligação do automóvel com a terra. As cargas elétricas escoam pelo passageiro que sente um pequeno choque.


5) Os tecidos dos bancos e das roupas que um passageiro usa, eletrizam-se devido ao atrito que acontece durante o movimento de um automóvel. Ao descer o passageiro encosta a mão na parte metálica e sente um pequeno choque. Explique esta ocorrência.

Em contato com sua roupa eletrizada, o passageiro se eletriza. Ao descer, estabelece o contato entre o passageiro e a parte metálica, ocorrendo o escoamento de cargas elétricas. Como resultado, o passageiro sente um pequeno choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário