Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Desafio de Mestre
Clique para ampliar
x
A lâmpada pendurada... x
Borges e Nicolau Nas três situações acima, calcule a intensidade das trações nos fios AB e BC, supostos ideais, sabendo-se que a massa do conjunto lâmpada-soquete é igual a 0,2 kg. x
Dados: x
sen θ = 0,8; cos θ = 0,6 sen 30º = 1/2; cos 30º = √3/2 g = 10 m/s2
Rafael, para aplicar a conservação da energia mecânica é necessário escolher um plano horizontal de referência para a medida das alturas. Se você adotar um plano horizontal de referência que passa pelo ponto C , a energia potencial gravitacional em C é nula. Assim, a energia potencial gravitacional em A é igual à cinética em C, conforme a resolução que publicamos no dia 14/08. Escolhendo um plano horizontal de referência que passa pelo ponto mais baixo da trajetória, a energia potencial gravitacional em C não é nula. Cuidado sempre no cálculo das alturas. Não esqueça de adotar um plano horizontal de referência, na resolução de exercícios que envolvem energia potencial gravitacional.
Desafio do mestre de 16/08
As respostas do primeiro e do terceiro casos estão corretas. Refaça o segundo caso. No próximo sábado ( 21/08) publicaremos as resoluções. Rafael, obrigado pela participação.
não sei se está certo:
ResponderExcluirno primeiro caso:
Tab=1,5N e Tbc=2,5N
no segundo caso:
Tab=Tcb=1,25N
no terceiro caso:
Tab= Tbc= 2N
E ai professor, acertei!?
ResponderExcluirDesafio do mestre de 13/08
ResponderExcluirRafael, para aplicar a conservação da energia mecânica é necessário escolher um plano horizontal de referência para a medida das alturas. Se você adotar um plano horizontal de referência que passa pelo ponto C , a energia potencial gravitacional em C é nula. Assim, a energia potencial gravitacional em A é igual à cinética em C, conforme a resolução que publicamos no dia 14/08. Escolhendo um plano horizontal de referência que passa pelo ponto mais baixo da trajetória, a energia potencial gravitacional em C não é nula. Cuidado sempre no cálculo das alturas. Não esqueça de adotar um plano horizontal de referência, na resolução de exercícios que envolvem energia potencial gravitacional.
Desafio do mestre de 16/08
As respostas do primeiro e do terceiro casos estão corretas. Refaça o segundo caso. No próximo sábado ( 21/08) publicaremos as resoluções.
Rafael, obrigado pela participação.
Ixi, acho que me embananei com os angulos no segundo caso, refiz as contas e deu:
ResponderExcluirTab= 1,2N e Tcb= 1,4N