Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 3 de julho de 2010

Pense & Responda

Energia Eólica

Muitos consideram que a energia eólica é uma fonte de energia que pode substituir as centrais térmicas movidas a petróleo ou a carvão. Os geradores eólicos apresentados na figura abaixo possuem pás que giram conforme o vento. Essas rotações fazem com que o gerador produza eletricidade.


Questão 1:

Os gráficos abaixo mostram a velocidade média do vento em quatro locais diferentes ao longo do ano. Qual o local mais apropriado para a instalação de um gerador eólico?

Clique para ampliar
Questão 2:

Quanto mais forte o vento, mais rapidamente giram as pás dos geradores eólicos e mais energia elétrica é gerada. No entanto, em uma situação real, não há uma relação direta entre a velocidade do vento e a energia elétrica produzida. Abaixo, apresentamos quatro condições de funcionamento de uma central de energia eólica em situação real.
x
1. As pás começarão a girar quando a velocidade do vento for v1.
2. Por razões de segurança, a rotação das pás não aumentará quando a velocidade do vento for maior que v2.
3. A potência elétrica está no máximo (W) quando o vento atinge a velocidade v2.
4. As pás irão parar de girar quando a velocidade do vento alcançar v3.
Qual dos gráficos a seguir melhor representa a relação entre a velocidade do vento e a energia elétrica gerada sob as condições de funcionamento descritas?

Clique para ampliar
x
Questão 3:
X
A uma mesma velocidade do vento, quanto mais elevada for a altitude, mais lenta será a rotação das pás. Qual das alternativas a seguir explica melhor por que as pás dos geradores eólicos giram mais lentamente em lugares mais altos, já que a velocidade do vento é a mesma?
x
A. O ar é menos denso, à medida que a altitude aumenta.
B. A temperatura é mais baixa, à medida que a altitude aumenta.
C. A gravidade torna-se menor, à medida que a altitude aumenta.
D. Chove com mais freqüência, quando a altitude aumenta.
X
Questão 4:
Descreva uma vantagem e uma desvantagem específicas da produção de energia eólica com relação à produção de energia a partir de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
x
Vantagem_________________________________________________________ ______________________________________________________________
x
Desvantagem______________________________________________________ ______________________________________________________________
X
Nota: Questões do PISA. Programa Internacional de Avaliação de Alunos

Um comentário: