As indicações do velocímetro e do radar
Nicolau Gilberto Ferraro
Dois amigos, Pedro e Raphael, possuem carros de mesma marca e modelo. A única diferença está no diâmetro dos pneus. Pedro colocou pneus de diâmetro menor do que o original enquanto Raphael optou por pneus de diâmetro maior. A velocidade máxima permitida em uma avenida, onde os carros estavam transitando, é de 50 km/h. Os dois passaram por um radar e os velocímetros de seu carros indicavam, justamente, a velocidade de 50km/h. Entretanto, para um deles o radar registrou velocidade maior do que 50 km/h e o multou. Você sabe quem foi multado?
Para maiores detalhes sobre como funciona o velocímetro, clique aqui
Raphael foi multado
ResponderExcluirAumentando o raio do pneu, a distância de pista percorrida durante uma revolução da roda também aumenta.
Isto porque a velocidade angular da roda nao se altera mas a velocidade tangencial do pneu sofre variação.
Eduardo, sua resposta está correta. Parabéns. Para cada revolução completa, o pneu de diâmetro maior percorre uma distância maior. Por isso, o velocímetro indica uma velocidade menor do que a registrada pelo radar.
ResponderExcluirVamos ressaltar dois itens:
1) O velocímetro do carro é calibrado pelo fabricante, levando em conta o raio R do pneu original. Assim, a velocidade indicada pelo velocímetro calibrado é função da freqüência f de rotação das rodas.
2) A velocidade tangencial dos pontos do pneu, no seu movimento de rotação em torno do eixo, aumenta em virtude do aumento do raio. Observe que a velocidade angular não varia. Como o pneu não escorrega, a velocidade do eixo que é a velocidade do carro, coincide com a velocidade tangencial.