O trem
Sidney Borges
Quando o sinal surgiu verde em meio à neblina o maquinista John Murray abriu a manete de potência. A poderosa locomotiva diesel-elétrica acelerou, atingindo a marca de 144 km/h, que seria mantida constante por mais uma hora até que o trem atingisse os subúrbios de Denver, quando começaria a desaceleração.
No exato momento em que a velocidade foi atingida uma ponte basculante travou, impossibilitando a travessia do trem, problema grave que poderia causar uma tragédia e demandaria horas a ser resolvido.
Sem meios de comunicação disponíveis o operador da ponte montou em seu cavalo e foi ao encontro do trem, munido de um sinalizador manual.
O manual de operação da locomotiva diz que para atingir a completa imobilidade a partir de 144 km/h é necessário percorrer 500 metros, com desaceleração constante.
No instante em que o operador partiu a locomotiva distava 2,5 km da ponte.
No outro dia os jornais louvaram a perícia do maquinista e a audácia do operador, o acidente não aconteceu por um triz.
Cabe a você calcular a velocidade do operador durante a cavalgada. Suponha que tenha sido constante.
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