Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 19 de junho de 2010

Astigmatismo


Figura 1


Figura 2


Figura 3

O astigmatismo ocorre em virtude de uma imperfeição do olho, particularmente da córnea: considerando os diversos planos que contém o eixo do olho e interceptam a córnea, os arcos obtidos não apresentam a mesma curvatura, isto é, não possuem o mesmo raio de curvatura, como acontece para o olho normal, cuja córnea é perfeitamente esférica. O astigmata possui córnea mais ovalado do que esférica.

Sejam, por exemplo, dois planos α e β perpendiculares entre sí e que contém o eixo do olho (figura 1).


A intersecção do plano α com a córnea define o arco de raio R1. Seja P1 a imagem de um ponto P (figura 2). Por outro lado, a intersecção do plano β com a córnea, define outro arco, de raio R2. Seja P2 a imagem do mesmo ponto P (figura 3).

Sendo R1 diferente de R2, resulta que PI e P2 não coincidem e, portanto, o olho do estigmata não recebe na retina uma imagem nítida.

Para o astigmata, a um ponto objeto o olho não conjuga um único ponto imagem. (Do Livro "Os fundamentos da Física", volume 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário