Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de janeiro de 2013

Arte do Blog

 Tugboar on the Seine


Maurice de Vlaminck

Maurice de Vlaminck nasceu em Paris em 4 de abril de 1876. Junto com André Derain e Henri Matisse ele é considerado uma das figuras principais do movimento Fauvista que floresceu entre 1904 e 1908 e cuja principal característica foi o uso de cores intensas.

 The Blue House

Vlaminck nasceu em uma família de músicos, seu pai o ensinou a tocar violino quando ainda era criança. A pintura veio na adolescência quando ele, em 1893, começou a ter aulas com um pintor chamado Henri Rigalon no Ile de Chatou. Em 1894, com apenas 18 anos ele se casou com Suzanne Berly. O que pode se considerado um ponto de inflexão em sua vida aconteceu ao acaso. Foi um encontro no trem quando ele ia a Paris dar baixa do exército.

The River Seine at Chatou

Nesse encontro teve início uma amizade com o então aspirante a artista, André Derain, que perdurou ao longo da vida dos dois. Em 1902 e 1903 Vlaminck escreveu vários romances levemente pornográficos, ilustrados por Derain. Ainda sem ter notoriedade como artista ele pintava durante o dia e ganhava a vida dando aulas de violino e tocando em grupos musicais à noite.

Landscape near Martigues

Em 1911, Vlaminck viajou a Londres e pintou paisagens ao longo do Tâmisa. De volta à França, em 1913, juntou-se a Derain e pintaram juntos em Marselha e Martigues. Quando aconteceu a Primeira Guerra Mundial ele estava em Paris e começou a escrever poesia. Vlaminck casou-se pela segunda vez com Berthe Combes, com quem teve duas filhas.

Trees

A partir de 1925, ele viajou por toda a França, mas continuou a pintar ao longo do Sena, perto de Paris. Vlaminck morreu em Rueil-la-Gadelière, em 11 de outubro de 1958.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário