Movimento Uniforme
Borges e Nicolau
Lembrete:
S = S0 + v.t, onde:
S = Espaço. Posição ocupada pelo móvel na trajetória. Corresponde à medida algébrica da distância entre o ponto considerado e a origem dos espaços (S = 0). Os espaços (S) são medidos em unidades de comprimento (cm; m; km).
S0 = Espaço inicial. Posição ocupada pelo móvel no instante em que se inicia a contagem do tempo.
v = Velocidade escalar
v = vm = ΔS/Δt = constante ¹ 0
α = 0
Móvel deslocando-se no sentido da trajetória:
v > 0 => Movimento progressivo.
Os espaços crescem com o tempo.
Móvel deslocando-se no sentido contrário ao da trajetória:
v < 0 => Movimento retrógrado.
Os espaços decrescem com o tempo
Gráficos:
Exercícios:
Exercício 1
No instante t = 0 um ciclista encontra-se na posição indicada na figura. Ele realiza um movimento retilíneo uniforme e retrógrado, com velocidade escalar de valor absoluto 10 m/s.
a) Escreva a função horária do espaço do movimento do ciclista.
b) Em que instante ele passa pela origem O dos espaços?
c) Construa o gráfico do espaço S em função do tempo t, desde t=0 até t = 20 s.
Exercício 2
Um móvel descreve uma trajetória retilínea, indicada no diagrama x0y abaixo. Seu movimento é uniforme ou é variado? Qual é sua velocidade escalar no instante t =20 s?
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Exercício 3
Dois carros partem de cidades A e B, distantes 90 km. Um carro vai de A para B com velocidade constante de 72 km/h e o outro de B para A, com velocidade constante de 90 km/h. Eles se cruzam num local C. Qual é a distância entre A e C, medida ao longo da trajetória?
Exercício 4
Dois trens T1 e T2 percorrem trajetórias retas, paralelas e no mesmo sentido. Os trens têm o mesmo comprimento igual a 200 m. A velocidade do trem T2 é o dobro da velocidade do trem T1. Determine a distância percorrida pelo trem T2 desde o instante que alcança T1 até o instante em que o ultrapassa totalmente.
Exercício 5
Exercício 5
Dois estudantes Pedro e Raphael realizam uma experiência visando determinar, numa rodovia, a velocidade escalar de um carro que realiza um movimento retilíneo e uniforme.
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Pedro está provido de um apito e Raphael de um cronômetro. Os estudantes ficam à distância D = 170 m e no instante em que o carro passa por Pedro ele aciona o apito. Ao ouvir o som do apito, Raphael dispara o cronômetro e o trava no instante que o carro passa por ele. O cronômetro registra 6,3 s. Qual é a velocidade do carro? Sabe-se que a velocidade do som é de 340 m/s.
1. a. S=100-10.t.
ResponderExcluirb. t=10s.
c. t=0s, S=100m.
t=20s, S=-100m.
2. Como analisar este gráfico? Ambas coordenadas em metros?
3. 40Km.
4. Distância de 400m.
5. V=25m/s.
Alguém mim explica a primeira questão
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