Questão 1:
(UFMG)
Dois pulsos que se propagam em sentidos opostos em uma corda tensa. Ocorre interferência ou superposição quando os dois pulsos atingem simultaneamente o mesmo ponto P da corda. Admita que os pulsos tenham mesma largura e amplitudes a1 e a2.
Qual é o tipo de interferência (construtiva ou destrutiva) que ocorre nas situações I) e II) indicadas abaixo? Qual é a amplitude a do pulso resultante?
Situação I)
Situação II)
Resolução:
I) Na primeira situação a interferência é construtiva.
A amplitude do pulso resultante é a soma das amplitudes dos pulsos que se superpõem: a = a1 + a2.
II) Na segunda situação a interferência é destrutiva.
A amplitude do pulso resultante é a diferença entre as amplitudes dos pulsos que se superpõem: a = a1 - a2.
Questão 2:
(UFTM)
Sílvia e Patrícia brincavam com uma corda quando perceberam que, prendendo uma das pontas num pequeno poste e agitando a outra ponta em um mesmo plano, faziam com que a corda oscilasse de forma que alguns de seus pontos permaneciam parados, ou seja, se estabelecia na corda uma onda estacionária.
A figura 1 mostra a configuração da corda quando Sílvia está brincando e a figura 2 mostra a configuração da mesma corda quando Patrícia está brincando.
Considerando-se iguais, nas duas situações, as velocidades de propagação das ondas na corda, e chamando de fS e fP as frequências com que Sílvia e Patrícia, respectivamente, estão fazendo a corda oscilar, pode-se afirmar corretamente que a relação fS/fP é igual a
a) 1,6.
b) 1,2.
c) 0,8.
d) 0,6.
e) 0,4.
Resolução:
Considerando o mesmo comprimento L da corda, temos:
I) para Sílvia:
L = 3.λS/2 => λS = 2.L/3
II) para Patrícia:
L = 5.λP/2 => λP = 2.L/5
Sendo iguais, nas duas situações, as velocidades de propagação das ondas na corda, resulta:
v = λS.fS = λP.fP => fS/fP = λP/λS = (2.L/5)/(2.L/3) => fS/fP = 0,6
Resposta: d
Questão 3:
(EFOMM)
As ondas contornam obstáculos. Isto pode ser facilmente comprovado quando ouvimos e não vemos uma pessoa situada em uma outra sala, por exemplo. O mesmo ocorre com o raio luminoso, embora este efeito seja apenas observável em condições especiais.
O fenômeno acima descrito é chamado de:
a) difusão
b) dispersão
c) difração
d) refração
e) reflexão
As ondas audíveis, por exemplo, têm no ar comprimentos de onda compreendidos entre, aproximadamente, 1,7 cm e 17 m. Daí a facilidade de o som contornar muros.
Questão 4:
(ENEM)
Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.
FIOLHAIS, G. Física divertida. Brasília: UnB, 2000 (adaptado).
Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?
a) Ao se esconder atrás de um muro, um menino ouve a conversa de seus colegas.
b) Ao gritar diante de um desfiladeiro, uma pessoa ouve a repetição do seu próprio grito.
c) Ao encostar o ouvido no chão, um homem percebe o som de uma locomotiva antes de ouvi-lo pelo ar.
d) Ao ouvir uma ambulância se aproximando, uma pessoa percebe o som mais agudo do que quando aquela se afasta.
e) Ao emitir uma nota musical muito aguda, uma cantora de ópera faz com que uma taça de cristal se despedace.
O fenômeno descrito nas figuras traduz a difração da luz em uma fenda. Atrás de um muro, um menino ouve o som por difração nos contornos do muro.
Resposta: a
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