domingo, 3 de fevereiro de 2019

Arte do Blog

Before the Parachute Opens - 1939

Tullio Crali
  
Tullio Crali nasceu em 6 de dezembro de 1910, em Igalo, Montenegro. 
Foi um artista associado ao Futurismo. Pintor autodidata ficou conhecido por suas pinturas realistas que combinam "velocidade, mecanização aérea e artefatos de guerra aérea", embora em sua longa carreira ele tenha trafegado também por outros estilos. A família Crali viveu em Zara até 1922, quando mudou-se para Gorizia. Na idade de quinze anos, estudante no instituto técnico local, Crali descobriu o Futurismo. Ele assumiu o estilo, influenciado por Giacomo Balla e Enrico Prampolini.

   Il monoplano jonathan - 1987

Em 1928 Crali voou pela primeira vez. O entusiasmo pelo voo e a experiência como piloto influenciaram definitivamente a sua arte. Em 1929, através de Sofronio Pocarini, ele fez contato com Marinetti, fundador do Futurismo, e se juntou ao movimento. No mesmo ano aeropittura foi lançado no manifesto Perspectivas de voo assinado por Benedetta, Depero, Dottori, Marinetti, Prampolini, Somenzi e Tato. O manifesto afirma que "As perspectivas de mudança de voo constituem uma realidade absolutamente nova que não tem nada em comum com a realidade tradicionalmente constituída por uma perspectiva terrestre" e que "a pintura a partir desta nova realidade requer um profundo desprezo para o detalhe e uma necessidade de sintetizar e transfigurar tudo."
t
In alto volo.jpg - 1929

Crali mudou-se para Turim depois da guerra e lá continuou a promover eventos futuristas. Apesar do fim do movimento com a morte de Marinetti, em 1944, e sua reputação fascista, Crali permaneceu ligado aos seus ideais e estética. Entre 1950 e 1958 viveu em Paris, fazendo visitas ocasionais a Grã-Bretanha. Ele mudou-se para Milão em 1958, onde permaneceu (com exceção de um período de cinco anos em que deu aulas na Academia Italiana de Belas Artes do Cairo) pelo resto de sua vida. Em Milão ele começou a coletar e documentos relacionados com a sua vida e obra. Crali doou seu acervo e várias de suas obras ao Museo di Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto.
x
Le forze della curva - 1930

Em 1959 Crali publicou o primeiro manifesto futurista pós-guerra Sassintesi ("Pedra Syntheses"). Nele defendeu uma nova forma de expressão artística utilizando materiais naturais - seixos, pedras e rochas formadas de vários minerais. Seus trabalhos utilizando essa técnica foram exibidos em Milão, em 1961. Ele tentou reviver aeropittura no final de 1960 em um manifesto Orbital Art. Sua pintura Frecco Tricolori (1966) descreve caças a jato. Ele continuou a pintar, esculpir, ensinar e dar palestras ao longo dos anos sessenta, setenta e oitenta.

Tullio Crali morreu em 5 de agosto de 2000, em Milão, Itália.

Acrobazie in cielo - 1932

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário