domingo, 4 de novembro de 2018

Arte do Blog

Smoking, Eating - 1973

Philip Guston
  
Philip Guston foi um importante pintor norte-americano que nasceu em 27 de junho de 1913, em Montreal, Canadá. Originário de uma família judia oriunda de Odessa, Guston passou a maior parte da infância e juventude em Los Angeles, onde fez amizade com Jackson Pollock. Autodidata, não completou o ensino secundário e apenas frequentou o Otis Art Institute durante um breve período.
  
The Coat II - 1977

A sua obra inicial identifica-se com as preocupações político-sociais do Movimento Muralista Mexicano. Em 1934 realiza - em parceria com Reuben Kadish -, um grande mural em Morelia, México, a convite de David Alfaro Siqueiros. Em 1935 fixa-se em Nova Iorque, realizando murais para o WPA (Federal Arts Project / Works Progress Administration), e em 1941 parte para Iowa City, para ensinar na School of Art and Art History. Fora as obras encomendadas, Guston dedica-se a uma arte íntima e pessoal.
 
The Studio - 1969

Na década de 1950 regressa a Nova Iorque, abandona a figuração e integra-se na corrente abstrata emergente – Escola de Nova Iorque / Expressionismo Abstrato –, ao lado de Mark Rothko, Willem de Kooning e Jackson Pollock. O seu trabalho integra a grande exposição The New American Painting, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, em 1958.

'Door' - 1980

Em 1962 realiza uma grande exposição retrospectiva no Guggenheim Museum de Nova Iorque. A partir de 1968 regressa à figuração, apresentando os primeiros trabalhos dessa nova fase numa exposição controversa na Marlborough Gallery de Nova Iorque em 1970. Durante a década de 1970 Guston isola-se em Woodstock e realiza uma obra intensamente pessoal, antecipando e influenciando a figuração expressionista que haveria de se firmar internacionalmente depois da sua morte.

Philip Guston morreu em 7 de junho de 1980, em Woodstock, Nova Iorque, EUA.

The Line - 1978

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário