domingo, 30 de outubro de 2016

Arte do Blog

Untitled - 1945

Charmion von Wiegand

Charmion von Wiegand nasceu em 1896, em Chicago, Illinois, EUA. Pintora de paisagens, começou a fazer arte abstrata depois de ser apresentada e Piet Mondrian, na primavera de 1941, de quem se tornou amiga íntima. Ela tinha sido pintora desde 1926, mas sua arte era casual. Depois de um tempo de psicanálise ela percebeu que a arte representava uma face de grande importância em sua vida. Mas foi só depois de conhecer Mondrian que ela parou de pintar paisagens e passou a a desenvolver uma abordagem artística mais madura.

Untitled (Biomorphic) - 1945

Charmion von Wiegand cresceu no Arizona, mas suas memórias mais fortes da infância evocavam São Francisco, onde passou a viver aos doze anos. Vagando ao redor de Chinatown ela alimentou o que se tornaria um interesse ao longo da vida, a cultura oriental. Na adolescência ela viveu por três anos em Berlim, em seguida, depois de um ano no Barnard College, ela entrou na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para estudar jornalismo, teatro e história da arte. Demasiadamente anarquista para levar o currículo obrigatório, von Wiegand não completou o bacharelado, mas continuou estudando através de cursos de extensão. Sua preferência era o teatro, von Wiegand tinha o objetivo de ser dramaturga.
 
Prismatic Lattice - 1962

Em 1929 ela viajou a Moscou, retornando aos Estados Unidos em 1932. Nesse mesmo ano ela se casou com Joseph Freeman, um dos fundadores da The New Masses e mais tarde um editor da Partisan Review. Depois de conhecer Mondrian, a quem entrevistou para a revista de Freeman, ela se tornou fascinada pelos aspectos espirituais do Neo-plasticism. Abandonando as paisagens, von Wiegand mergulhou em ideias de Mondrian e passou a ler publicações de Kandinsky e dos construtivistas russos. Por insistência de Holty, ela se tornou um membro associado da American Abstract Artists em 1941, mas só começou a exibir com o grupo em 1948.

Birth of a Planet - 1939

Durante os anos 1950 von Wiegand afastou-se do Neo-plasticism. "Eu ainda acredito nos princípios do movimento, mas a expressão do que eu estou fazendo agora é diferente e é motivada de uma maneira diferente e, portanto, deve ter uma base diferente." A base diferente do qual ela falou veio de seu interesse renovado na filosofia oriental. A arte tibetana tornou-se fundamental para o seu trabalho. As combinações de elementos simbólicos figurativos e abstratos em uma hierática estrutura formal geométrica, ​​serviram como base para seus ideais artísticos e filosóficos.


Charmion von Wiegand morreu em 1983, em Nova Iorque, Nova Iorque, EUA.

New York night

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário