domingo, 4 de setembro de 2016

Arte do Blog

Study for a Kinetic - 1945

Josef Albers

Josef Albers nasceu em 19 de março de 1888, em Bottrop, Alemanha. Albers foi professor de escola primária de 1908 até 1913. Mudando a sua orientação, estudou na Königliche Kunstschule em Berlim de 1913 a 1915, tendo sido aprovado como professor de arte. A partir de então estudou Belas Artes em Essen e München – até que entrou na Escola Bauhaus, em Weimar, no ano de 1920. Na Bauhaus, Albers concentrou-se inicialmente na pintura sobre vidro. Em 1923, quando Johannes Itten foi convidado a saír, Albers passou a lecionar o Vorkurs, o Curso Preliminar de iniciação na Bauhaus. Albers dava “classes de material” paralelas às de Lazlo Moholy-Nagy. Quando a Escola Estatal se mudou para Dessau, em 1925, foi contratado como professor. Além de trabalhar com vidro e metal, desenhava móveis e tipografia.
 
Color Study for White Line Square" - Sem data

Em 1925, Josef Albers assume a responsabilidade pelo curso preliminar. Os exercícios que concebe mostram uma mudança em relação a Moholy-Nagy e a Gropius: apesar de serem uma reinterpretação de exercícios de anos anteriores, de Johannes Itten e Moholy-Nagy, introduzem o tema do “estudo das forças internas e das possibilidades práticas dos materiais”. Como afirma Albers, é uma transição da colagem para a montagem. O «lúdico» de Itten passa a ser uma «investigação tecnológica». Quando Moholy-Nagy saiu da Bauhaus em 1928, Albers dirigiu o Vorkurs completo, continuando a treinar os estudantes a usar diferentes materiais.
 
Three Color Studies for Homage to the Square - Sem data

Quando a Bauhaus acabou, em 1933, Albers emigrou para os EUA. Começou então uma nova carreira como formador, mas também como pintor abstrato. Em 1939 foi chamado a dirigir o Art Department do recém-fundado Black Mountain College, perto de Asheville, Carolina do Norte, onde lecionou até 1949.

Variant / Adobe - 1947

De 1950 a 1958 dirigiu o Design Department da Yale University, New Haven, Connecticut. De 1950 a 1959, Albers lecionou na Universidade de Yale, onde realizou o estudo sobre a cor Interaction of Color, que ainda é esporadicamente utilizado na formação básica de designers. Albers publicou numerosos artigos, ensaios e livros sobre arte. Uma exposição sobre a sua arte foi organizada pelo Museum of Modern Art, New York (MOMA) e percorreu as Américas de 1965 até 1967. Uma outra retrospectiva da sua arte foi realizada no Metropolitan Museum of Art, New York, em 1971.

Josef Albers morreu em 25 de março de 1976, em New Haven, Connecticut, EUA.

Study for a Variant / Adobe (I) - 1947

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário