domingo, 7 de agosto de 2016

Arte do Blog

Joan Brown - 1976

Joan Brown

Joan Brown nasceu em 13 de fevereiro de 1938, em São Francisco, Califórnia, EUA. O pai de Joan Brown era irlandês de segunda geração e sua mãe californiana de muitas gerações. A vida familiar dela era infeliz, seu pai bebia muito e sua mãe colocava a carreira em primeiro plano, em detrimento da família. Joan Brown não via a hora de crescer e sair da casa paterna.
 
Self-portrait - 1974

A educação básica em escolas católicas de São Francisco gerou nela forte repulsa contra o catolicismo e qualquer forma de religião. Brown estudou na Escola de Belas Artes da Califórnia (agora San Francisco Art Institute), graduando-se Bacharel em Belas Artes em 1959 e master of Arts em 1960. Lá, ela conheceu seu instrutor e mentor Elmer Bischoff. Enquanto ainda era estudante ela teve sua primeira exposição individual, em 1958.
 
Joan Brown - 1976

Brown pintou muitos autorretratos. Suas pinturas tinham caráter pessoal e nelas estavam incorporados eventos específicos de sua vida. Depois de uma experiência de quase morte quando nadava na Baía de San Francisco, perto da Ilha de Alcatraz, ela pintou After the Alcatraz Swim, em 1975, para ajudá-la a lidar com o quase afogamento. Suas pinturas tinham muita emoção e é por isso que ela é uma artista tão influente.

Self Portrait with Fish and Cat - 1970

No final de 1970 Brown começou a manifestar interesse ​​em espiritualidade e em ideias da Nova Era, tornando-se adepta da Sathya Sai Baba. Ela fez uma série de viagens ao seu ashram em Puttaparthi, Índia. Nessa fase ela quase não pintou, concentrando-se em esculturas. Suas influências foram ícones egípcios e hindus. Em seguida ela viajou pelo mundo produzindo pinturas de diferentes culturas. Em 1990 Brown viajou para a Índia para ajudar nos trabalhos de instalação de seu obelisco. Nesse trabalho ela sofreu um acidente fatal.

Joan Brown morreu em 26 de outubro de 1990, em Puttaparthi, Índia.

The Journey #2" - 1976

Clique aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário