sábado, 3 de outubro de 2015

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1917
Charles Glover Barkla – "pelo estudo dos átomos analisando o espalhamento de Raios–X".

iCharles Glover Barkla (1877-1944), físico britânico
x
Charles Glover Barkla nasceu em Widnes, Inglaterra. Estudou no Instituto Liverpool e na Universidade de Liverpool e, em 1899, foi para o Trinity College, em Cambridge, onde trabalhou no Laboratório Cavendish sob a chefia do físico J.J. Thomson. Barkla completou a licenciatura de artes em 1903, e o Master of Arts em 1907. Não há informação disponível sobre quando ou onde ele tornou-se (Ph.D.), mas é de conhecimento geral que os grandes físicos J.J. Thompson (o descobridor do elétron) e Oliver Lodge foram seus assessores de doutorado.

Em 1913, depois de ter trabalhado nas Universidades de Cambridge, Liverpool e  no King's College, de Londres, tornou-se professor de filosofia natural na Universidade de Edimburgo, uma posição que ocupou até sua morte. Em 1907 casou-se com Maria Esther Cowell.


Barkla investigou as leis do espalhamento do raio-X e as leis que governam a transmissão de raios-X através da matéria e a excitação de raios secundários. 

Por sua descoberta das características dos raio-X dos elementos recebeu em 1917 o Nobel de Física. Foi agraciado com a Medalha Hughes da Royal Society no mesmo ano.
x
Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1918:
Max Planck, pelo desenvolvimento da física e descoberta dos quantum de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário