sábado, 22 de novembro de 2014

Especial de Sábado

Alberto Santos Dumont

Alberto Santos Dumont (1873-1932)

Alberto Santos Dumont nasceu no estado Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873, no município de Palmira, atual município Santos Dumont. Seu pai, Henrique Dumont,
era engenheiro, descendente de franceses e sua mãe, Francisca Santos Dumont, tinha ascendência portuguesa. 

Quando criança, morou em Valença, Rio de Janeiro e posteriormente na região de Ribeirão Preto, São Paulo. 


Estudou no Colégio Culto à Ciência, em Campinas, nos colégios Kopke e Morton, em São Paulo, no Colégio Menezes Vieira, no Rio de Janeiro e na Escola de Engenharia de Minas de Ouro Preto, não concluindo o ensino superior.


Santos Dumont, desde adolescente, interessou-se por Química e Física, em particular Mecânica e Eletricidade.


Em 1891, foi para a França continuar seus estudos, aprofundando-se em Mecânica e no funcionamento dos motores de combustão.


Santos Dumont contornando a Torre Eiffel com o dirigível número 5, em 13 de julho de 1901. Esta fotografia é frequente e erroneamente identificada como sendo do dirigível número 6. Cortesia da Smithsonian Institution(SI Neg. No. 85-3941).

Projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Recebeu, em 1901, o premio Deutsch, de 100 000 francos, quando em voo contornou a Torre Eiffel, com a presença de populares, jornalistas e especialistas. Distribuiu o premio recebido entre seus mecânicos e pessoas necessitadas.


Ilustração do voo do Santos-Dumont 14-bis em 12 de novembro de 1906, que rendeu a Santos Dumont o Prêmio do Aeroclube da França.

Em 1906, voou cerca de 60 metros e a uma altura de 3 metros com seu 14 Bis, no Campo de Bagatelle em Paris. Repetiu o feito, aproximadamente um  mês depois,  percorrendo 220 metros a uma altura de 6 metros.


O Demoiselle de Santos Dumont em voo

Depois do 14 Bis, Santos Dumont projetou e construiu o Demoiselle, seguramente seu melhor projeto, com características que lembram os ultraleves que voam atualmente. O primeiro Demoiselle voou em 1907, sendo a série desenvolvida até 1909. Santos Dumont continuou voando com o Demoiselle até 1913, quando encerrou a carreira de piloto.

Nos acervos do Museu Aeroespacial e do Museu TAM existem réplicas não-funcionais de um dos Demoiselle.

Em 1931, retorna ao Brasil, passando a morar em Petrópolis, no Rio de janeiro, numa casa por ele projetada: a Encantada. Atualmente é o Museu Santos-Dumont.
 

Faleceu, em 23 de julho de 1932, na cidade do Guarujá, em São Paulo.

Casa de Santos Dumont em Petrópolis - Rio de Janeiro, com suas diversas invenções como o chuveiro de água quente e uma escada onde o primeiro degrau só pode ser acessado com o pé direito.

Saiba mais sobre este notável cientista e inventor brasileiro.

Clique aqui (biografia), aqui (A educação básica de Santos Dumont) e aqui (youtube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário