Arte do Blog
O Brasil está sediando a Copa do Mundo pela segunda vez. No período dedicado ao ludopédio publicaremos obras de artistas dos países que concorrem ao cetro. Hoje homenageamos o Chile, sendo o artista escolhido Alfredo Helsby, paisagista que registrou com maestria a beleza da natureza chilena.
Casas de Pucón
Alfredo Helsby
Alfredo Helsby nasceu em Valparaíso, em 22 de julho de 1862. Seu pai era o famoso retratista e fotógrafo Inglês, William G. Helsby. Desde a infância Alfredo viveu em contato com a natureza e isso teve papel decisivo em suas escolhas de temas para pintar. Ele completou o ensino secundário no Colégio de Mac-Kay Valparaiso, onde se encontrou com Thomas Sommerscales, que era seu amigo pessoal e que lhe deu as primeiras lições de pintura. Ele também foi grande amigo de Juan Francisco González, que influenciou sua obra.
En un camino
Entre 1914 e 1920, Helsby viajou aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Em 1920 expôs em San Francisco, Nova Orleans e Nova Iorque. Helsby começou sua carreira americana com a paisagem Somerscales ("Bancos do Aconcágua") que pintou influenciado por seu amigo Juan Francisco González ("paisagem Limache").
Paseo Atkinson
O contato com Alfredo Valenzuela Puelma, levou-o a abandonar a mão de obra direta, a reprodução exata da natureza como um fenômeno estático e começar a procurar a síntese, a imposição do espírito das coisas. A partir daí a originalidade começou a ser marca registrada do artista.
Paisaje de Chile
Hoje, as obras de Alfredo Helsby são encontradas não só em museus do Chile, mas também em outras partes do mundo, como Buenos Aires, Montevidéu, Rio de Janeiro, Washington e coleções privado da Europa e dos Estados Unidos. Além disso, suas pinturas foram leiloadas pela Sotheby importante House New York e outras grandes sites de leilões do Chile e do exterior.
Alfredo Helsbye morreu em Santiago, em 24 de julho de 1933.
Cordillera
Clique aqui para saber mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário