Arte do Blog
Depois de um giro pela Ásia, retornamos à Europa para apresentar um pintor impressionista, Antoine Blanchard, especialista em retratar Paris.
Eiffel Tower
Antoine Blanchard
Antoine Blanchard (Marcel Masson) nasceu na França em 15 de novembro de 1910, em uma pequena aldeia perto das margens do Loire. Ele era o mais velho de três filhos. Seu pai era escultor e tinha uma pequena oficina de carpintaria. Antoine começou a exibir talento artístico cedo e seus pais o enviaram para Blois para ter aulas de desenho. Ele continuou sua formação em Rennes na École des Beaux-Arts, onde estudou escultura e desenho. Após a conclusão dos estudos Blanchard foi agraciado com a mais alta condecoração escolar: Le Prix du Ministre.
Em 1932 ele deixou Rennes e viajou a Paris para estudar. Matriculou-se na École des Beaux-Arts e depois de alguns anos entrou na competição para o Prix de Rome. Em Paris ele desenvolveu um imenso amor pela cidade e pela vida nas ruas.
Les Champs Elysees
Em 1939, Antoine conheceu uma jovem em Paris com quem se casou. Em setembro do mesmo ano a guerra estourou e ele foi convocado. Ele só voltaria a pintar em 1942. Sua filha Nicole nasceu em 1944. Ela também iria seguir a tradição da família e após o nascimento de suas duas filhas, tornou-se artista e trabalha sob o nome A. Champeau.
Bouquinistes, Notre Dame
Blanchard dedicou sua carreira à representação de Paris em todas as suas variações diárias e sazonais, descreveu a vida da cidade na virada do século a partir de seu próprio ponto de vista e com estilo único. A ligeira nebulosidade é uma característica de seu trabalho e em muitos aspectos lembra os grandes mestres do período impressionista. Hoje ele é considerado um dos principais expoentes da escola de pintores de Paris.
Blanchard continuou a pintar até sua morte, em 10 de agosto de 1988.
La Madeleine
Clique aqui para saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário