Arte do Blog
O maneirismo foi uma movimento artístico que surgiu e se desenvolveu em Roma entre 1520 e 1610, contrapondo-se ao modelo vigente da antiguidade clássica. Uma característica marcante do movimento é a atenção aos detalhes. O artista que apresentamos hoje é o arquiteto e escultor italiano Bartolomeo Ammannati, um dos arquitetos de maior relevância do movimento maneirista.
Fonte de Netuno, Florença
x
Bartolomeo Ammannati
Arquiteto e escultor maneirista italiano, Bartolomeo Ammannati nasceu em 1511, em Settignano, e morreu em 1592, em Florença. Foi aprendiz de Bandinelli e de Sansovino, notabilizando-se tanto pela sua obra escultórica como arquitetônica.
Iniciou a sua carreira em Pádua, mas a sua obra principal encontra-se em Florença, para onde foi chamado pelo Grão-Duque da Toscânia para ampliar o palácio Pitti (1558-70). Ammannati acabou por reconverter inteiramente o edifício, criando uma obra prima da arquitetura maneirista e um modelo para edifícios semelhantes.
Em 1550, Ammanati casou com Laura Battiferri, uma bela poetisa italiana. Alguns anos mais tarde teve uma crise religiosa e começou a ter problemas em representar a nudez; ofereceu todas as suas obras aos Jesuítas.
Em 1569 Ammannati foi contratado para construir a ponte sobre o Arno conhecida como Ponte Santa Trinita (Santíssima Trindade), uma de suas obras mais célebres, com estrutura leve e elegante constituída por três arcos elípticos. Apesar da leveza a ponte têm resistido à fúria do rio, que varreu várias outras pontes em tempos diferentes. Foi destruída em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, e reconstruída em 1957.
Clique aqui para saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário