quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Enem 2


Flutuando no espaço

Borges e Nicolau

A notícia de 20/07/2009, do jornal O Globo, dizia o seguinte: "Depois de um dia cansativo de caminhadas no espaço, os astronautas que partiram em missão no ônibus espacial Endeavour puderam desfrutar de pelo menos um conforto: o banheiro funcionando. Enquanto os astronautas David Wolf e Thomas Marshburn trabalharam do lado de fora da Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira, colegas de equipe faziam reparos no toalete interditado".

A foto da Nasa mostra astronautas trabalhando fora da nave.

Sabendo-se que um corpo ao executar uma curva em movimento uniforme, está submetido a uma força resultante de natureza centrípeta, que aponta para o centro da curva e tem módulo igual ao quociente entre o quadrado da velocidade do corpo e o raio da curva, podemos afirmar:

a) Os astronautas não caem na Terra por que na região da órbita não existe ar.
b) Fora da atmosfera o peso não é relevante.
c) Não caem por que estão ligados à nave.
d) Embora não pareça, os astronautas e a nave estão caindo.
e) No vácuo os corpos ficam tão leves que uma pena e uma bigorna abandonadas da mesma altura chegam ao chão juntas.

Resolução:

Na situação da foto vemos dois astronautas e a nave Endeavour em órbita da Terra. A força peso é a resultante centripeta que mantém a trajetória descrita por eles. A velocidade dos corpos em órbita os mantém sempre à mesma distância do solo, na verdade estão caindo, mas não encontram a Terra.

Resposta: d

Nenhum comentário:

Postar um comentário