A necessidade do ser humano de compreender o ambiente que o cerca e explicar os fenômenos naturais é a gênese da Física.
domingo, 5 de setembro de 2010
Arte do Blog
Tempo e Espaço
Borges e Nicolau
Os quadros acima, do pintor impressionista Claude Monet, mostram a mesma paisagem captada em dois momentos diferentes de luz. Monet repetiu o motivo tentando incorporar temporalidade às telas.
Para Santo Agostinho a indagação sobre o que é o tempo era respondida da seguinte forma: “se ninguém mo perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei''.
Isaac Newton via espaço e tempo independentes um do outro. Espaço e matéria também eram tidos como entidades separadas. Newton tinha como certo que a presença de matéria só afetava matéria, não interferindo no espaço.
Einstein mudou esses conceitos. Segundo a Teoria da Relatividade, de sua autoria, o espaço e o tempo são interligados e o tempo não é o mesmo para observadores situados em referenciais diferentes. Imutável é a velocidade da luz no vácuo, sempre a mesma para qualquer observador, em qualquer referencial inercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário