segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Qual é o filme?

Desafio premiado

Uma questão que vale prêmio. Durante três dias você poderá responder e ganhar um exemplar do livro “Os Movimentos - Pequena abordagem sobre mecânica", de Nicolau Gilberto Ferraro. Participe, apenas o primeiro acertador será contemplado. Está aberto o desafio: qual é o nome do filme? Justifique.

Borges e Nicolau
Um transeunte curioso parou para observar os trabalhos de uma obra, situando-se embaixo de uma polia com uma massa de 20 kg do lado direito e outra massa, de 5 kg, do lado esquerdo, conforme a figura abaixo. Nesse instante os trabalhadores que estavam calibrando o sistema com a finalidade de levantar cargas, iniciaram o teste usando cordas com resistência à tração de 158 N. Supondo os fios e a polia ideais, g = 10 m/s2 e, desprezando-se os atritos, você seria capaz de associar a situação ao título de um filme que fez sucesso recentemente?

16 comentários:

  1. Prezado Professor Nicolau: em primeiro lugar, cumprimento-o pela bela iniciativa. Mostrar que a Física pode ser compreendida por todos sempre é louvável, especialmente quando feito de uma forma tão clara e objetiva.

    Meu palpite vai para "Força G", visto que é ela quem dá o "pontapé inicial" na máquina de Atwood, conforme a 2ª Lei de Newton. Mas isso é porque a pergunta fala de um filme que fez sucesso recentemente... Como sou "das antigas", a primeira opção seria "um corpo que cai"... =)

    Abraços cordiais!

    ResponderExcluir
  2. Como a corda nao suportaria a tração, as cargas caíriam no chão.
    o transeunte deveria ser o "homem de ferro" para suportar o peso das caixas.
    meu palpite é o "Homem de Ferro 2"

    ResponderExcluir
  3. Calculando a aceleração do sistema teríamos:
    (I) m1.a= P1- T
    (II) m2.a=T- P2
    a.(m1+m2)= m1.g –m2 .g
    a.(20+5)= 20.10 – 5.10
    a. 25= 200 – 50
    a= 150/25
    a= 6m/s2
    Substituindo a aceleração em (I) temos:
    m1.a= P1 – T
    20. 6= 20.10 – T
    120= 200 – T
    T= 200 – 120
    T= 80N ,
    Logo, se o fio suporta uma Tensão de T=158N quer dizer que “ Ah, vai dar!” logo o nome do filme é AVATAR de James Cameron

    ResponderExcluir
  4. Prezado H. Gostaria, inicialmente, de agradecer as considerações feitas sobre o blog. Nele procuramos mostrar como a Física é fascinante e presente no nosso dia a dia. A respeito da questão "Qual é o nome do filme", a sua resposta figura no universo das possíveis. No entanto, a obra-prima do mestre Hitchcock, citada por você, é de 1958. Como pedimos o nome de um filme recente, vamos aguardar outras respostas. Obrigado, esperamos contar sempre com a sua valiosa participação

    ResponderExcluir
  5. Rafael, olhe novamente a questão, você caminhou direitinho, mas esqueceu-se de um detalhe.

    ResponderExcluir
  6. Boa Eduardo, você quase chegou lá.

    ResponderExcluir
  7. Bom como o Eduardo ja disse, a corda não suportaria a tração, e as cargas caíriam no chão.
    Por este motivo a tração seria fatal, logo o nome do filme é "atração fatal"

    ResponderExcluir
  8. "Acidentes Acontecem" de Andrew Lancaster
    a corda nao aguenta a tração e cai em cima do transeunte causando um acidente.

    ResponderExcluir
  9. Como Eduardo já disse a corda não irá aguentar a tração e como um transeunte está parado embaixo da polia o nome do filme seria "A vida por um fio"

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Rafael, você calculou a intensidade da força de tração no fio que envolve a polia (T = 80 N). Entretanto, a intensidade da força de tração no fio vertical que liga a polia ao teto é 2T, igual a 160 N. Sendo maior do que 158 N, o fio rompe e o sistema cai.

    ResponderExcluir
  14. Putz! nem percebi que aquilo na vertical era um fio, hahaha. Sacanagem, tava focado na tensão dos fios que ligavam os blocos. Valeu! gostei de participar! Mas, professor, niguém mostrou os cálculos e as justificativas não convenceram, falar que não aguentaria a tração sem justificar de maneira quantitativa não convence. Merecia um livro também! Considera aí professor!

    ResponderExcluir
  15. Professor, considera aí! me dá qualquer livro então. Poxa, fui o único que mostrou quantitativamente, só não percebi que aquilo na polia era um fio.

    ResponderExcluir
  16. Está bem Rafael, você mereceu o livro. Envie o seu endereço para o e-mail a seguir e o livro será enviado.

    sidneyborges311@gmail.com

    Nota: O envio será feito depois do dia 16.

    ResponderExcluir