A necessidade do ser humano de compreender o ambiente que o cerca e explicar os fenômenos naturais é a gênese da Física.
sábado, 12 de junho de 2010
Forno Solar
Aplicações dos espelhos esféricos
Nicolau Gilberto Ferraro
Espelhos esféricos apresentam inúmeras aplicações práticas. Os espelhos esféricos convexos são utilizados como retrovisores, por apresentarem um grande campo visual quando comparado com outros tipos de espelhos de mesmas dimensões. Já os espelhos esféricos côncavos são utilizados como espelhos de aumento, como refletores em faróis, holofotes e lanternas. Como refletores, os espelhos parabólicos são mais vantajosos. Pequenos espelhos planos podem formar um espelho parabólico que é utilizado como forno solar.
Na foto vemos o forno solar de Odeillo, cuja potência é de 1MW e está instalado no sul da França, na região dos Pirineus. O espelho parabólico é constituído por 9.500 pequenos espelhos planos. A temperatura atingida chega até 3800 ºC.
Saiba mais
Os raios solares incidentes na superfície parabólica refletem convergindo para o foco. No endereço eletrônico abaixo você observa um esquema dos raios de luz.
http://technologystudent.com/images5/sol9.gif
No endereço eletrônico, a seguir, temos minério de ferro colocado num cadinho e sendo derretido pela energia refletida por um forno solar.
http://technologystudent.com/images5/sol10.gif
goste da esperiencia vocêis são ums verdadeiros gênio
ResponderExcluir