terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Estudando nas férias

Dicas do Blog

Olá pessoal. Hoje damos duas dicas interessantíssimas para vocês usarem como forma preparação para o ano letivo que se inicia.

São dois endereços eletrônicos que apresentam inúmeras simulações em Física, Química, Biologia e Matemática, além de experimentos e explicações curiosas.

Vamos lá:

1º)  https://phet.colorado.edu/pt/simulations
 

2º)  http://www.manualdomundo.com.br/

Acesse, aprenda e divirta-se.

Na próxima semana iniciaremos os Cursos do Blog.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Começando um novo ano

Motivação e Aprendizagem

Prof. Nicolau Gilberto Ferraro

Estamos em janeiro de 2017. Vamos aproveitar bem esse restinho de férias, não é? No mês de fevereiro, porém, iniciaremos um novo ano letivo e se espera que seja bem produtivo, certo? Serão essenciais: prestar muita atenção às aulas, estudar e fazer as tarefas propostas. Rotinas estudantis...

Para orientar à moçada, vou reproduzir aqui, resumidamente, as posições defendidas por conceituados educadores em um debate sobre o tema.

Assistir aula x estudo em casa

Um dos professores colocou que ”assistir aula é um processo coletivo e passivo e o estudo em casa é um processo solitário e ativo”. Concluiu que “assistir meramente a uma aula não é estudar”.  

Já outro educador ressaltou: “assistir a uma aula é de fato um processo coletivo, mas não passivo”, salientando que depende da postura do professor ao ministrar essa aula. Frisou que a função do professor é despertar a participação do aluno no processo ensino-aprendizagem. “O professor deve acompanhar o aprendizado, expondo o conteúdo num ritmo que leva em conta o tempo de raciocínio do aluno, sempre procurando fazer com que este tenha uma participação efetiva”. Realçou que “assistir aula e estudar em casa são atos que se complementam”.

Minhas considerações:

Assistir aula

É um processo coletivo e deve ser ativo. A aprendizagem torna-se ativa, isto é, o educando participa efetivamente da evolução cognitiva quando o professor:

•    Prepara esmeradamente o conteúdo de sua aula.
•    Expõe a matéria de forma clara, realçando os pontos importantes.
•    Utiliza vídeos, sala multimídia, simulações em computadores e internet.
•    Propõe temas de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. As pesquisas sobre um determinado tema podem ser feitas em grupos. Cada grupo, utilizando fotos, cartazes, painéis ou vídeos, em data pré-estabelecida, apresenta o resultado do trabalho para a classe.
•    Levanta e discute as hipóteses dos estudantes.
•    Incentiva a participação e o debate entre os alunos e medeia a discussão.

Enfim, dentro das particularidades de sua disciplina, o professor pode transformar o aprendizado em sala de aula em um processo ativo em que a participação do aluno é efetiva e significativa.

A outra etapa do processo de compreensão e fixação é o estudo em casa. Este, realmente, deve ser solitário e sistemático.

O estudo em casa


Em primeiro lugar, o aluno precisa estabelecer um período diário de estudo que pode ser, por exemplo, de 3 a 4 horas com bom rendimento. Criar o hábito de estudo é fundamental!
 

Nesse período, o estudante deve revisar todos os conteúdos abordados em sala de aula e fazer as tarefas correspondentes. No sábado, recomenda-se que seja feita uma revisão de todo o conteúdo visto na semana. Desse modo, uma boa fórmula vem à mente: aula dada = aula estudada. Agindo-se dessa maneira o aluno já estará preparado para as provas semanais, mensais, para o ENEM e os vestibulares. Nunca se deve deixar que se acumulem conteúdos. Isso é fatal, especialmente em vésperas de provas.

Estudar não é somente ler um livro, um caderno de atividades ou uma apostila. Torne seu aprendizado ativo: grife os pontos mais importantes, anote, faça resumos, repita em voz alta e com suas palavras cada parte do texto. Procure formular perguntas. Dê pequenas pausas para refletir sobre o item que acaba de ser visto. Faça os exercícios para fixar a matéria de modo consistente. As dúvidas que porventura permaneçam devem ser anotadas e tiradas com o professor na próxima aula ou esclarecidas consultando-se outros livros e/ou a internet.

Como professor de Física, farei algumas considerações específicas sobre esta disciplina. Em primeiro lugar quero resaltar que estudar Física não é decorar fórmulas. 


Ao estudar Física, procure entender a natureza do fenômeno físico e as grandezas nele envolvidas. Relacione a teoria e os conceitos com sua experiência vivencial. Numa última etapa, recorre-se à Matemática para, assim, sintetizar o estudo realizado. Entenda que a Matemática é uma ferramenta essencial que ajuda muito à Física, sistematizando a compreensão dos fenômenos.

Lembre-se: “O estudo torna-se mais significativo e eficaz quando feito individualmente, lendo-se e escrevendo-se os pontos principais e fazendo-se vários exercícios”.

Temos interesses que às vezes demoram muito a aparecer, isto é, a nos motivar. De uma prática árida de estudos pode emergir uma vocação. É a aprendizagem que facilita o despertar de nossa curiosidade.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Arte do Blog

The Beach at Sables d'Olonne

Albert Marquet

Albert Marquet foi um pintor fauvista francês, nascido em Bordéus, em 27 de Março de 1875. Com a idade de 15 anos mudou-se para Paris onde estudou na École des Beaux-Arts e conheceu Henri Matisse, em 1890. Matisse tornou-se um amigo para toda a vida; ambos os artistas foram aceitos na aula de pintura de Gustav Moreau, em 1897. Em 1900 eles trabalharam juntos na decoração do Grand Palais, na Exposição Mundial de Paris. As primeiras pinturas de Marquet deste período, com cores brilhantes, são fortemente influenciados pelos Fauvistas. 

  Les toits de Paris

Marquet participou de uma exposição coletiva com Matisse, Derain e Vlaminck no "Salon d'Automne", em 1905. No ano seguinte viajou pela França, Alemanha, Holanda, Norte da África, Rússia e Escandinávia. Entre 1940 e 1945, Albert Marquet viveu em Argel.

Sidi-Bou-Said

Ele só voltou a Paris permanentemente em 1945, dois anos antes de sua morte. Albert Marquet desenvolveu um estilo próprio que foi influenciado por suas impressões durante as muitas viagens. Esse estilo, com base no fauvismo, tem características que o assemelham ao impressionismo. 

Port of Hamburg

Durante a sua longa carreira artística, Marquet retornou várias vezes aos temas e movimentos que mais o marcavam, excetuando uma série de nus que concebeu entre 1910 e 1914. Isso aconteceu com o seu período realista que vingou durante os últimos anos da sua vida, mais precisamente, durante a época da Segunda Grande Guerra. 

Albert Marquet faleceu em Paris, em 1947

Notre Dame

 Clique aqui 

sábado, 28 de janeiro de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1989
Norman F. Ramsey pela invenção do método de campos oscilatórios separados e seu uso na no maser de hidrogênio e em outros relógios atômicos. Hans G. Dehmelt e Wolfgang Paul pelo desenvolvimento da técnica de ion trap.

Norman F. Ramsey (1915-2011), físico estadunidense; Hans G. Dehmet (1922), físico alemão;
Wolgang Paul (1913-1993), físico alemão.

Norman F. Ramsey foi um físico estadunidense nascido em 27 de agosto de 1915, em Washington, D.C. Foster estudou na Universidade Columbia e na Universidade de Cambridge. Recebeu o Nobel de Física de 1989 pela invenção do método de campos oscilatórios separados e seu uso no maser de hidrogênio e em outros relógios atômicos. Além do Prêmio Nobel de Física recebeu também a Medalha de Honra IEEE. Norman Foster Ramsey faleceu em 4 de novembro de 2011, em Wayland, nos Estados Unidos.

Hans G. Dehmelt é um físico alemão nascido em 9 de setembro de 1922, na cidade de Görlitz. Dehmelt estudou na Universidade Duke e na Universidade de Göttingen. Recebeu o Nobel de Física de 1989, pelo desenvolvimento da técnica de ion trap.

Wolfgang Paul foi um físico alemão nascido em 10 de agosto de 1913, na cidade de Lorenzkirch. Paul estudou na Universidade Técnica de Berlim, na Universidade de Göttingen e na Universidade Técnica de Munique. Recebeu o Nobel de Física de 1989 pelo Desenvolvimento da técnica de ion trap. Wolfgang Paul faleceu em 7 de dezembro de 1993, na cidade de Bonn, na Alemanha.

Saiba mais. Clique aqui, aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1990: 
Jerome I. Friedman, Henry W. Kendall e Richard E. Taylor pelas investigações pioneiras referentes ao espalhamento inelástico de elétrons sobre prótons e sobre ligações de neutrons que foram essenciais para o desenvolvimento do modelo dos quarks na Física de partículas.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Caiu no vestibular

Fuvest 2016 / Primeira fase

29
Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da
garrafa, como ilustra a figura.



Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27°C. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm
3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3 cm2. Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 °C de aumento de temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamente

a) 0,7 cm
b) 14 cm
c) 2,1 cm
d) 30 cm
e) 60 cm


Resolução:

A expansão pode ser considerada isobárica, pois ocorre sob pressão constante (igual à pressão atmosférica).

Na situação inicial, temos: V
0 = 600 cm3; T0 = (273+27)K = 300 K
Considerando um aumento de 1°C, o embolo sobe uma altura h e há um aumento de volume que passa a ser V = 600+A.h = 600+3h; 

a temperatura é T = (273+28)K = 301 K

Temos:
V0/T0 = V/T => 600/300 = (600+3h)/301 => 
h = (2/3) cm 0,7 cm

Resposta: a

30
Um objeto homogêneo colocado em um recipiente com água tem 32% de seu volume submerso; já em um recipiente com óleo, tem 40% de seu volume submerso. A densidade desse óleo, em g/cm3, é

a) 0,32
b) 0,40
c) 0,64
d) 0,80
e) 1,25


Note e adote:
Densidade da água = 1 g/cm3

Resolução:

No equilíbrio do corpo submerso, temos:

Peso = empuxo 

peso = dlíquido.Vimerso.g
peso = dágua.0,32V.g
peso = dóleo.0,40V.g

Portanto: 

0,32dágua0,40dóleo
0,32.10,40dóleo
dóleo0,80 g/cm3

Resposta: d

31
O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,

a) 0,3
b) 0,5
c) 0,8
d) 1,6
e) 3,2


Note e adote:
Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m): E = m.c2
Massa do elétron = 9 x 10-31 kg
Velocidade da luz c = 3 x 108 m/s
1 eV = 1,6 x 10-19 J
1 MeV = 106 eV
No processo de aniquilação, toda a massa das partícula é transformada em energia dos fótons.

Resolução:

Energia de cada fóton:

E = m.c2
E = 9 x 10-31 x (3 x 108)2 J
E = 81 x 10-15 J
E = 8,1 x 10-14 J
E = 8,1 x 10-14/1,6 x 10-19 eV
E = 5,1 x 105 eV E = 5,1 x 105.10-6 MeV
E = 0,51 MeV


Resposta: b

32
Uma moeda está no centro do fundo de uma caixa d’água cilíndrica de 0,87 m de altura e base circular com 1,0 m de diâmetro, totalmente preenchida com água, como esquematizado na figura.


Se um feixe de luz laser incidir em uma direção que passa pela borda da caixa, fazendo um ângulo θ com a vertical, ele só poderá iluminar a moeda se

a)
θ = 20°
b)
θ = 30°
c)
θ = 45°
c)
θ = 60°
d)
θ = 70°

Note e adote:
Índice de refração da água = 1,4
n1.sen(θ1) = n2.sen(θ2)
sen(20°) = cos(70°) = 0,35
sen(30°) = cos(60°) = 0,50
sen(45°) = cos(45°) = 0,70
sen(60°) = cos(30°) = 0,87
sen(70°) = cos(20°) = 0,94

Resolução:


Cálculo da hipotenusa a

a2 = (0,50)2 + (0,87)2 => a2 = 1,0069 a 1,0 m
 
Lei de Snell - Descartes:


n1.sen(θ1) = n2.sen(θ2)
n1.sen(θ1) = 1,4.(0,50/1,0)
sen(θ1) = 0,70 (θ1) = 45°
 
Resposta: c

33
Uma gota de chuva se forma no alto de uma nuvem espessa. À medida que vai caindo dentro da nuvem, a massa da gota vai aumentando, e o incremento de massa Δm, em um pequeno intervalo de tempo Δt, pode ser aproximado pela expressão: Δm = αvSΔt, em que α é uma constante, v é a velocidade da gota, e S, a área de sua superfície. No sistema internacional de unidades (SI), a constante é

a) expressa em kg.
m3
b) expressa em kg.m-3
c) expressa em
m3.s.kg-1
d) expressa em
m3.s-1
e) adimensional.


Resolução:

De Δm = αvSΔt, temos: α = Δm/vSΔt

Unidade de no sistema internacional: kg/[m/s.m2.s] => kg/m3 = kg.m-3

Resposta: b

35
A escolha do local para instalação de parques eólicos depende, dentre outros fatores, da velocidade média dos ventos que sopram na região. Examine este mapa das diferentes velocidades médias de ventos no Brasil e, em seguida, o gráfico da potência fornecida por um aerogerador em função da velocidade do vento.


De acordo com as informações fornecidas, esse aerogerador poderia produzir, em um ano, 8,8 GWh de energia, se fosse instalado no

a) noroeste do Pará.
b) nordeste do Amapá.
c) sudoeste do Rio Grande do Norte.
d) sudeste do Tocantins.
e) leste da Bahia.


Note e adote: 
1GW = 109 W
1 ano = 8800 h

Resolução:

Eel = Pot.Δt => 8,8.109 W.h = Pot.8800h => Pot = 1,0.106 W = 1000 kW


De acordo com o mapa, temos ventos superiores a 8,5 m/s na região mais escura e, portanto, a noroeste do Amapá.

Resposta: b