Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1991
Pierre-Gilles de Gennes - pelos seus estudos em cristais líquidos e polímeros.

Pierre-Gilles de Gennes (1932-2007), físico francês

Pierre-Gilles de Gennes foi distinguido em 1991 com o premio Nobel de Física pelo desenvolvimento da análise do alinhamento e das disposições ordenadas das moléculas de certas substâncias, em particular dos cristais líquidos e dos polímeros.

Notas:                            

1) A descoberta dos cristais líquidos foi feita em 1888 pelo botânico austríaco Friedrich Reinitzer (1857 – 1927), quando analisa a função do colesterol nas plantas. Ao aquecer a substância benzoato de colesterila, a partir do estado sólido,ele constatou que, ao atingir a temperatura de 145,5 °C, a substância passava para o estado líquido, apresentando-se turva. Continuando o aquecimento e à temperatura de 178,5 °C, o líquido se tornava transparente. Portanto, esta substância apresentava dois pontos de fusão. Reinitzer enviou amostras para o físico alemão Otto Lehmann (1855-1922). Lehmann notou que o líquido turvo comportava-se como um cristal, quando nele incidia luz polarizada.

Deu à substância o nome de cristal líquido.
(Fonte: Física Ciência e Tecnologia, Editora Moderna)

2) Polímeros são compostos de moléculas muito grandes, formados pela repetição de uma unidade molecular pequena, chamada monômero. A molécula de um polímero é chamada macromolécula.
(Fonte: Química Orgânica, Ricardo Feltre, Editora Moderna)


Saiba mais. Clique aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1992:
Georges Charpak - pela invenção de detectores que determinam as trajetórias de partículas evanescentes produzidas nos aceleradores de partículas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário