Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 6 de outubro de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1973
Leo Esaki pela descoberta do tunelamento em semicondutores; Ivar Giaever pela descoberta do tunelamento em supercondutores e Brian David Josephson pela previsão teórica de super correntes em barreiras de tunelamento.

Leo Esaki (1925), físico japonês; Ivar Giaever (1929), físico norueguês;
Brian David Josephson, (1940), físico galês

Os físicos Leo Esaki, Ivar Giaever e Brian David Josephson, foram distinguidos em 1973 com o premio Nobel de Física. Esaki pela descoberta do tunelamento em semicondutores; Giaever pela descoberta do tunelamento na junção de condutores supercondutores e Josephson pela descoberta do tunelamento em junção de supercondutores.

“No mundo macroscópico, uma pessoa jamais poderia transpor uma barreira (um muro), se sua energia mecânica fosse menor que a energia potencial correspondente à altura do muro. Entretanto, no nível quântico, essa possibilidade existe. Esse fenômeno chama-se tunelamento. Uma barreira, seja ela como for, é constituída de partículas com grande espaço entre elas, e que pode permitir a passagem de outras partículas através dela. O processo é estatístico e depende da energia da partícula e das características da barreira”.
(Fonte: Física, Ciência e Tecnologia. Editora Moderna. Volume 3)

Leia o artigo “O fantasminha camarada da microeletrônica” do professor Carlos Alberto dos Santos
(Fonte: Ciência Hoje On-Line)
 

Clique aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1974:
Anthony Hewish pela descoberta dos pulsares e Martin Ryle pelo seu trabalho em radioastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário