Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 15 de julho de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2013
Peter Higgs e François Englert, "pela descoberta do mecanismo que contribuiu para o entendimento da origem da massa das partículas sub-atômicas e que foi confirmada através da descoberta da partícula fundamental, pelos experimentos ATLAS e Solenoide de Múon Compacto no Grande Colisor de Hádrons do CERN".


Peter Higgs (1929), físico britânico e François Englert (1932), físico belga

Prêmio Nobel de Física 2013


Peter Ware Higgs FRS, FRSE, FKC é um físico teórico britânico e professor emérito da Universidade de Edimburgo. Foi laureado com o Nobel de Física de 2013, juntamente com François Englert, pela descoberta do mecanismo de Higgs. Peter Higgs nasceu em 29 de maio de 1929, em Newcastle upon Tyne, Reino Unido.
Prêmios: Nobel de Física (2013) · Prêmio Wolf de Física (2004) · Medalha Hughes (1981) · Dirac Medal of the Institute of Physics (1997)
Formação: King's College de Londres · Cotham School


François Englert nasceu em Etterbeek, Bélgica, em 6 de novembro de 1932. Foi laureado com o Nobel de Física de 2013, juntamente com Peter Higgs, pela descoberta do mecanismo de Higgs. Filho de judeus, sobreviveu ao Holocausto. Durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das chamadas "crianças escondidas".
Englert obteve a graduação em engenharia mecânica e elétrica em 1955 na Université Libre de Bruxelles (ULB), onde obteve um doutorado em física em 1959. Depois trabalhou até 1961 na Universidade Cornell com Robert Brout, sendo no final professor assistente. Voltou para Bruxelas, onde tornou-se professor.


Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2014:
Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura dividem o Nobel de Física pela invenção de nova fonte de luz branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário